terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Livro - Qué es la "Periodización Táctica"? - Xavier Tamarit



Tenho perdido algum tempo a ler este livro do espanhol Xavier Tamarit sobre um tema tão em voga e oportunamente tão falado entre o circulo de treinadores que é a Periodização Táctica e sobre os modelos de treino, sempre um tema tão em discussão entre esta geração. Posso confessar que ainda não li o livro todo, que se encontra num espanhol bem perceptível, mas daquilo que tenho lido, sinceramente tenho gostado. Apesar de uma repetição incrível de citações quer de Vitor Frade, como de Rui Faria ou de José Guilherme Oliveira, parece-me um extremamente interessante e com uma linguagem mais acessível de todos os que já li sobre este tema. No meu caso, tenho lido e tenho gostado e é sempre bom este tipo de livros sobre este tema estarem publicados, pois com a evolução dos tempos, temos que nos manter sempre actualizados e é bom que mais treinadores comecem a partilhar estes pensamentos sobre o jogo e sobretudo, sobre o treino.

5 comentários:

  1. Assim como você colega venho adotando a metodologia de treinos complexos e desvendando a periodização tatica, não li os livros ainda pois nao consigo trazer de portugal, estou como seu seguidor e montei meu blog recentemente sera um prazer se você me seguir ok. Abraços e se poder me ajudar em relação aos livros, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. José Carlos tudo bem? Meu nome é Sergio sou preparador físico de futebol há 15 anos, antes fui atleta por 18 anos. Tive a oportunidade de participar de várias pré temporadas. Quando comecei como preparador físico mudei tudo que fazia da época como atleta. Agora aqui no Brasil implantar determinada metodologia tem que enfrentar técnicos, pois muitos pensam que o preparador físico tem uma função e o técnico outra. No Brasil o que prevalece é o treino analitico, descontextualizado com o jogo, e mudar esse paradigma tem me custado muitos empregos. Mais vou continuar insistindo, vejo o futebol como um todo não compartimentado. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Professor Monteiro, estou divulgando um novo Blog feito por mim e pelo Prof. Rodrigo Vicenzi aqui do Brasil...espero que possa fazer proveito...um abraço
    Dênis

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir