terça-feira, 17 de novembro de 2009

Exercício: 2x2 - 3x2 - Príncipios de jogo



Um exercício muito simples em que trabalhamos alguns príncipios de jogo como a penetração, a contenção, a cobertura defensiva, a cobertura ofensiva, a mobilidade, etc, etc. Por príncipio costumo fazer 2x2 (dois defesas + dois atacantes), mas desta vez decidi colocar um terceiro homem, por norma um médio centro ou até mesmo um avançado que num sistema de jogo sirva de apoio aos homens do meio campo e que tenha boa capacidade de rodar a bola pelos flancos. Passível de ser utilizado nos escalões de formação.

Descrição
 
Numa primeira fase, um dos dois defesas faz um passe em diagonal à distância para um dos homens nos cones amarelos e sai juntamente com o seu colega defensor para impedir a progressão do homem que recebe a bola e do outro homem que actua em apoio, fazendo 2x2. Numa segunda fase, coloca-se outro homem e trabalha-se uma situação quer de inferioridade quer de superioridade numérica, com esse terceiro homem a fazer cobertura ofensiva aos dois homens em posse de bola;

Objectivos

Aos atacantes, pede-se uma boa mobilidade, capacidade de definição rápida e boa capacidade de segurar a bola, atacando a baliza pela certa, caso o processo defensivo esteja a ser demasiado cerrado e bem feito. Aos defensores, pede-se um excelente posicionamento defensivo, assente numa boa cobertura defensiva, boa capacidade de contenção e bom controlo emocional, importante para não se tomarem decisões repentinas, passíveis de prejudicar a equipa defensivamente. Ao terceiro homem, a funcionar como cobertura ofensiva, pede-se lucidez e inteligência com a bola, funcionando sempre como motor do processo ofensivo e oferecendo sempre linhas de passe, com capacidade ainda para fazer circular a bola de modo correcto e seguro com os dois homens da frente;

Variantes

Em 2x2, pode-se incluir um número de passes que têm que ser dados antes de se poder procurar a baliza e o golo e pode-se definir ainda a zona até onde os defensores podem agir. Em 3x2, podemos definir que a bola tem que passar pelos três atletas em fase ofensiva antes de se poder atacar o golo, ou procurar-se manter a bola entre os três homens e só ao fim de um 'x' número de passes, se ter como objectivo o golo.




PS: Peço desculpa se a compreensão e a explicação do exercício não estão assim tão fáceis de depreender. Qualquer dúvida, não hesitem em expôr.

2 comentários:

  1. O que fazem os defesas quando ganham a bola ?

    ResponderExcluir
  2. Bem,

    venho por este meio dar todo o meu apoio.
    Daquilo que vejo és muito metódico e um apaixonado.

    Felicidades

    ResponderExcluir